segunda-feira, 27 de setembro de 2010

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS:
ATIVIDADE 4.8: Compartilhando experiências sobre currículo, projetos e tecnologias
CURSISTA: Júnia Sampaio Superbi
Orientadores: Emanuelle, Conceição e Nilma

Atendendo à proposta da atividade do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICS - PONTE NOVA, (atividade 4.8 Compartilhando experiências sobre currículo, projetos e tecnologias), desenvolvi um trabalho com os alunos do 5° ano em uma escola da rede municipal de Ponte Nova.
Ao analisar o trabalho realizado percebi que o uso das tecnológicas facilitam demasiadamente o desenvolvimento das aulas(para o professor).
O interesse e estímulo dos alunos é fator motivador para o professor estar utilizando os recursos tecnológicos.
Inicialmente, quando introduzi o assunto (Quilombos), explicando oralmente o tema que trabalharíamos, pensei que minha aula não teria uma boa repercussão. Havia muita conversa e desinteresse. Ao introduzir as imagens no data show, a aula teve outro norteamento, as conversas paralelas foram cessando, os alunos começaram a prestar atenção, a questionar sobre as imagens, a interagir com o conteúdo.
Em um segundo momento, os alunos foram ao laboratório de informática e acessaram pela Internet dois vídeos no youtube sobre o tema estudado.
Uma situação que não estava prevista foi o fato dos alunos despertarem o interesse por outros vídeos co-relacionados ao tema, com isso tive que alterar o cronograma da aula, ao contrário de realizar debates após os vídeos, eles ficaram explorando os vídeos por um período muito maior ao esperado e o debate foi realizado em um tempo bem menor do que o esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição!