segunda-feira, 13 de setembro de 2010

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS:
ATIVIDADE 4.3: Análise de experiências com projetos em sala de aula com o uso de tecnologias.
CURSISTA: Júnia Sampaio Superbi
Turma 01/Ponte Nova
Orientadores: Emanuelle, Conceição e Nilma

“Nossa experiência tem mostrado que as tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica, isto é, se o uso das tecnologias ocorrer integrado a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias”.

(Citação retirada do site rocha.ava.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade4/Unidade_4.pdf , acessado em 13/09/2010)

As tecnologias são nossas aliadas no processo de ensino/ aprendizagem, porém para acontecer integralmente essa contribuição, temos que ter clareza da intenção ao utilizá-las.
Uma experiência marcante com projetos em sala de aula foi com os alunos do 5º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Otávio Soares onde os discentes realizaram uma pesquisa utilizando a Wikipédia e outros sites de pesquisa sobre a vida e obras de Adriana Calcanhotto, escutaram músicas encontradas na internet, trocaram informações obtidas através da pesquisa, etc. Posteriormente os alunos produziram um texto utilizando o editor de texto (writer), para registrar o que julgaram ser mais importante em sua pesquisa e complementaram com a justificativa da escolha da música.
A professora regente ficou surpresa com o entrosamento, motivação e dedicação dos alunos com a realização da atividade.
A inserção da tecnologia na realização da atividade proporcionou uma disposição/ satisfação tão grande dos alunos que a aprendizagem foi muito significativa.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.adrianacalcanhotto.com.br/index.php
http://www.google.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adriana_Calcanhotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição!