Unidade 4 – Currículo, Projetos e Tecnologias
Atividade 4.6– Plano de aula reelaborado
Orientadores: Emanuelle, Conceição e Nilma
PROFESSORA: Júnia Sampaio Superbi
TURMA: 5º Ano
TEMPO ESTIMADO: 50’ (desdobramento em outra aula)
ÁREA DE CONHECIMENTO: História
TEMA DA AULA: Quilombos
INTERDISCIPLINARIDADE: Geografia, História e Português.
1. OBJETIVO GERAL
Apresentar aos alunos os principais quilombos existentes no Brasil, suas localizações, questionamentos sobre sua existência e as formas como se organizavam internamente.
1.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer e trabalhar os quilombos mais populares da história do Brasil;
Mostrar os locais onde ocorreram, a localização geográfica;
Apresentar alguns outros quilombos que não são tão conhecidos;
Apontar os fatores que contribuíram para a formação;
Mostrar como se organizavam, os graus de hierarquia existentes e as figuras de destaque;
2. METODOLOGIA
A aula será dividida em duas etapas:
1ª - Apresentação de slide contendo informações sobre quilombos, a localização e ilustrações.
Nesta aula será apresentado o tema, o significado, e a importância do assunto.
2ª - Os alunos irão pesquisar sobre o assunto nos endereços eletrônicos:
– Exibição do Vídeo: Jogo do Jogo – TV (Duração: 1' 37'');
http://www.youtube.com/watch?v=2QMr4D_sDtQ ]
Vídeo: Quilombo (Palmares)
http://www.youtube.com/watch?v=oAeIXDbz2_Q&NR=1 (Duração 9'13'')
Os alunos farão pesquisa de reconhecimento espacial através do Google Earth de modo a identificar a distribuição dos quilombos. (Não foi realizada uma localização precisa dos Quilombos, mas os alunos puderam identificar pelo mapa do slide os locais onde existiam Quilombos).
Debate com os alunos sobre as idéias contidas no vídeo a partir dos objetivos definidos pelo professor. O debate previsto para ser realizado utilizando um tempo maior da aula foi breve, porque os alunos entusiasmaram em fazer outras pesquisas a partir dos vídeos programados.
2.1. RECURSOS DIDÁTICOS
- Computador (internet - sites de busca wikipédia, google);
- Data show
3. HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
- Compreensão do quilombo como fuga, ou “libertação”, da dimensão opressora que configura o sistema escravista.
- Compreensão dos graus de hierarquia existente nos quilombos e a situação quilombo/ centros urbanos.
Vídeos utilizados/sites:
http://www.youtube.com/watch?v=2QMr4D_sDtQ (Duração 1'37'')
http://www.youtube.com/watch?v=oAeIXDbz2_Q&NR=1 (Duração 9'13'')
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua contribuição!