segunda-feira, 28 de junho de 2010

Atividade: 1.1
Aluna: Júnia Sampaio Superbi

Quem sou eu como professor e aprendiz

Vivemos em uma sociedade efetivamente complexa, e neste ambiente, os parâmetros educacionais requerem, cada vez mais, a “diversidade de aprendizagem”; porém, não se trata simplesmente de aprender por aprender, mas aprender com significado. A aprendizagem só acontece realmente quando há significado para quem aprende.

Como professora/educadora procuro sempre despertar a consciência, e ser consciente, sobre a necessidade do significado da aprendizagem, e sua diversidade, para a construção do conhecimento. A partir de então, preocupo em investir na formação de sujeitos críticos, reflexivos, criativos e ativos para que possam se tornar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres perante a sociedade.

Assim, para conseguir estes objetivos, acredito que o canal condutor que poderá propiciar esta formação deve estar centrado no método da aprendizagem, que deve ser prazerosa, empolgante e estimulante; deve conduzir o aluno a construção do conhecimento, ao confronto dos pensamentos, às hipóteses, à investigação. Contudo, confesso que a aplicação destas idéias, na sua prática, é uma tarefa muito complicada. Os desafios que o professor recebe no seu encargo docente são ao mesmo tempo desafiadores e desestimulantes.

Trata-se de um paradoxo que, na verdade, pode ser perceptível se pontuarmos, como fatores desestimulantes a violência moral, física e psíquica que existe na sociedade, e na escola como seu reflexo; e como fatores estimulantes é que somos instrumentos nobres e enriquecedores que fortalecem, encorajam e estimulam a luta por uma educação justa e igualitária. Além da vocação temos na educação um instrumento de poder.

Sendo assim, devo ressaltar que a aprendizagem é uma constante na vida do ser humano, não existem etapas prontas e acabadas nem a compreensão do todo, o conhecimento está sempre em construção. Dessa forma, o professor torna-se também aprendiz quando se abre a descobertas, à pluralidade do conhecimento, quando está disposto a aprender ensinando e ensinar aprendendo. O professor não é somente aquele que ensina, mas sim aquele que se abre a constantes fases de aprendizado.

Reflexões sobre "Educação e Tecnologia"

Atividade 1.3
Aluna: Júnia Sampaio Superbi

As tecnologias estão presentes em nosso cotidiano escolar em todos os momentos, porém ainda nos vemos receosos para lidar com elas.

O acesso ao computador acontece em diversos ambientes, que vão desde os escolares (voltados para o pedagógico) às lan houses (em busca de entretenimento e lazer).

Cabe a nós profissionais da educação transformarmos as mentalidades dos professores/alunos para o manuseio do computador como forma prazerosa de aprendizagem.

Necessidade de continuar aprendendo e sobre sua postura diante das novas tecnologias

Atividade 1.2
Aluna: Junia Sampaio Superbi

Vivemos em uma sociedade cuja inserção tecnológica acontece na mais tenra idade. Hoje, presenciamos realidades onde crianças com apenas dois anos já possuem acesso à informatização. A aprendizagem inicia nos primeiros momentos de vida e perpetua por toda a vida do indivíduo. Algumas pessoas optam por aprender por mera curiosidade, por diversão, ou mesmo como uma forma de ocupar a mente, preenchimento do tempo. Já outras se vêem num mercado competitivo e para não ficar à margem, se interagem, aprimoram, atualizam para enfrentar novos desafios. Como educadora, me vejo em um mundo no qual temos obrigação de interagir com esse universo tecnológico. As demandas educacionais estão presentes em nosso cotidiano e não temos como “fugir”. Na medida em que me deparo com obstáculos (tecnológicos), procuro aprimorar e aprender sobre as novas tecnologias.

O uso dos recursos pedagógicos na prática pedagógica

ATIVIDADE 1.6
ALUNA: JÚNIA SAMPAIO SUPERBI

O uso dos recursos pedagógicos na prática pedagógica

Sabemos que o uso dos recursos pedagógicos acontece em diversas instâncias da prática pedagógica.

Ao assistir o vídeo, observamos que o uso da tecnologia facilita a aprendizagem do aluno e enriquece o trabalho do professor.

Na medida em que o docente associa em suas aulas o uso dos recursos tecnológicos, torna-se assim a aprendizagem prazerosa e significativa para o aprendiz. A verdadeira aprendizagem acontece quando há realmente significado para quem aprende. Quando o professor se dispõe a levar para suas aulas a realidade do aluno inserida nos recursos tecnológicos, percebemos uma motivação e interação do discente com o conhecimento a ser adquirido.

Atividade 2.1: Apresentação sobre hipertexto. Navegação em hipertexto.

Atividade 2.1: Apresentação sobre hipertexto. Navegação em hipertexto.
Aluna: Júnia Sampaio Superbi

Após a experiência de navegar em hipertexto, observei que temos em mãos uma ferramenta muito interressante com ilimitada extensão.
O hipertexto é uma espécie de texto digital onde não obedece uma estrutura linear, no qual se associa informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons. O acesso a essas informações acontece através de hiperlinks ou links (que significa ligar a uma outra página ou a um outro documento). Os links ocorrem sob a forma de ícones grifados no corpo do texto, que ligam a diversos tipos de informações. Essa informações podem complementar ou estender o texto principal.

Referência Bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Atividade 2.2 - Navegando em hipertexto sobre hipertexto

Atividade 2.2
Aluna: Júnia Sampaio Superbi

O hipertexto

O hipertexto é um texto em formato digital, que não apresenta linearidade como em um texto convencional, onde possibilita a representação do pensamento humano com ramificações. Ou seja, o hipertexto vai muito além dos textos “formais”, através dos links, o leitor pode ter acesso a conteúdos salvos em outros arquivos de documentos, imagens, arquivos de multimídia e sites da internet. O acesso a essas informações acontece através de hiperlinks ou links (que significa ligar a uma outra página ou a um outro documento). Os links ocorrem sob a forma de ícones grifados no corpo do texto, que ligam a diversos tipos de informações. Essa informações podem complementar ou estender o texto principal.

As principais características do hipertexto são: intertextualidade; velocidade; precisão; dinamismo; interatividade; acessibilidade; estrutura em rede; transitoriedade; organização multilinear.

O hipertexto hoje é muito utilizado, pois favorece significativamente tanto ao leitor como ao escritor. Quem ler um texto no formato de hipertexto não fica preso somente ao que o escritor escreveu, podendo ir bem mais além do que está simplesmente escrito nas linhas. Ler um texto digital significa ler nas entre linhas, possibilitando uma maior aquisição de conhecimentos sobre o texto pesquisado/estudado.

Quem escreve, também é favorecido, pois ao escrever um texto em formato de hipertexto não precisa obedecer aquela linearidade padrão de um texto convencional (contendo início, meio e fim), podendo o escritor escrever um texto curto com vários hiperlinks ou links que favorecem a compreensão do leitor. O hipertexto é uma ferramenta importante que deve ser usada na educação, pois impulsiona o aluno a pesquisar e produzir textos. “O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita”. (http://pt.wikpedia.org/wik/hipertexto)

Referência Bibliográfica:
  • http://pt.wikpedia.org/wik/hipertexto (dia 20/06/2010)

Atividade 2.3 - O que é hipertexto

O hipertexto é um texto em formato digital, que não apresenta linearidade como em um texto convencional, onde possibilita a representação do pensamento humano com ramificações. Ou seja, o hipertexto vai muito além dos textos “formais”, através dos links ou hiperlinks, o leitor pode ter acesso a conteúdos salvos em outros arquivos de documentos, imagens, arquivos de multimídia e sites da internet. O acesso a essas informações acontece através de hiperlinks ou links (que significa ligar a uma outra página ou a um outro documento). Os links ocorrem sob a forma de ícones grifados no corpo do texto, que ligam a diversos tipos de informações. Essa informações podem complementar ou estender o texto principal.

Aluna: Júnia Sampaio Superbi
Atividade do curso de Tecnologias na educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC's - 100h

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Tecnologias na Educação


Vivemos em um mundo repleto de transformações, as transformações tecnológicas estão presentes em nosso cotidiano escolar e além de aprendê-las temos que ensiná-las. Este curso está me proporcionando uma aprendizagem significativa sobre as tecnologias na educação!